POR UMA JUVENTUDE
PACÍFICA E EMPODERADA

por Isabela Lima, instrutora responsável e criadora da Meditamundi

Quando somos crianças ou adolescentes, olhamos o mundo com muita verdade e sensibilidade. Eu acredito que é nato deles a capacidade de reconhecer: ok, eu vejo um mundo cheio de oportunidades, mas com tantos problemas, o que eu posso fazer pra tornar esse lugar melhor? No fundo, nos realizamos em nossa utilidade, em nosso servir ao outro e à comunidade. Mas todo o caminho de descoberta de si mesmo, do seu propósito de vida que leva à realização pessoal, muitas vezes nos coloca num lugar solitário, de incompreensão ou de sonhos que são devorados, pouco a pouco, por expectativas nossas, da família ou do mundo e seus padrões sociais.

 

Digo isso por experiência própria, pois muitas vezes por minha escolha ou por influência de ideais externos, abandonei sonhos e projetos dos quais eu acreditava. Com isso, aprendi muito e tive como aliados o yoga e a meditação, que me reconectaram comigo mesma: com minha criança interior. E muito além disso, desenvolvi um autocuidado, um amor por mim mesma e a partir disso foi incrivelmente mais fácil e leve lidar com os desafios da vida, com as pessoas e com os acontecimentos. A cada dia me sentia mais próxima de mim mesma, unificando e harmonizando minhas expectativas e sonhos. Em 2020, finalizei minhas formações em yoga e meditação. Em seguida comecei a ser instrutora de meditação e facilitar algumas aulas de yoga, e paralelamente iniciei meu trabalho com crianças e adolescentes na monitoria de uma escola em São Paulo.

 

A Meditamundi surge dois anos depois, quando decidi unir a minha experiência na área da educação com os meus conhecimentos práticos meditativos, com o objetivo de poder entregar às crianças e jovens, nas linguagens deles, momentos de reflexão e construção de autoconhecimento e ferramentas de autonomia e inteligência emocional. Assim, além de conscientes de sua respiração e sua capacidade de autocontrole, as próximas gerações possam crescer com confiança e persistência em seus próprios sonhos. Para que eles com uma firmeza gentil em si mesmos, e com menos ansiedade e medo do futuro.

 

Assim, se constrói uma geração pacífica, consciente e transformadora do nosso país e do mundo. 

 

Em um tempo em que o ser humano é reconhecido de forma integral, na sua complexidade e unicidade, num momento histórico em que as metodologias de ensino tradicionais estão caindo por terra, se transformando em ambientes ativos de troca de experiência entre professores e alunos, a meditação é uma peça chave para trabalharmos nosso interior e nossas relações com o mundo. É uma maneira simples e direta de nos conhecermos e reconhecermos o outro com empatia. 

 

É nesse propósito que criei a Meditamundi, onde busco além de uma excelência nesse método, uma experiência acolhedora para nossas crianças e adolescentes que fique para sempre em suas vidas e na nossa história também.

Meditação